Olá, Mundo! Announcing Stack Overflow in Portuguese.

by Jay Hanlon

on January 29, 2014

If you can't read the rest of this post, it's because I'm not talking to you. Which is a little weird, since I can't even read this without help from our Brazilian Community Manager, Gabe, who's been kind enough to help me write this in Portuguese.

hola-mundo-cedilla

Depois de semanas em beta privado, nós temos o prazer de anunciar que hoje vai ao ar o nosso primeiro Stack Overflow internacional. E não se trata de um clone em português do site original, mas sim de uma comunidade completamente nova. Uma comunidade que vai poder decidir como ela quer ser, e como vai poder ajudar os desenvolvedores de língua portuguesa.

Tá esperando o que pra criar sua conta?

Sempre quisemos ajudar o máximo possível de pessoas

Quando lançamos o StackOverflow.com (em inglês), a ideia era ter um lugar onde todos os programadores pudessem resolver problemas juntos.

Queríamos um lugar onde desenvolvedores pudessem compartilhar seu conhecimento, num formato melhor do que os fóruns tradicionais. Queríamos que a melhor resposta tivesse destaque e que fosse fácil encontrá-la, tanto para quem perguntou quanto para alguém que pesquisasse sobre o mesmo assunto no futuro.

Construímos um lugar onde a comunidade pode editar e melhorar os posts, votar na melhor solução e trabalhar em conjunto para chegar na melhor resposta. Nosso objetivo era dar à toda comunidade as ferramentas certas e o poder de colaborar e ajudar uns aos outros.

E deu certo.

O Stack Overflow em Inglês tem hoje mais de 6,5 milhões de perguntas, e mais 8 mil delas são criadas todos os dias. Praticamente todas recebem uma resposta correta, que vem logo abaixo da pergunta.

E é a comunidade quem faz tudo isso acontecer. O conteúdo, a edição e até a moderação é feita pelos próprios usuários. Gratuitamente. Porque eles querem ajudar uns aos outros. Ou mostrar uma solução elegante. Ou retribuir a ajuda que receberam.

Mas é preciso saber falar inglês.

Nós não achávamos que o site em uma só língua seria um problema, afinal a maior parte dos programadores fala inglês, né? As próprias linguagens de programação são em inglês, não é mesmo? Mas nos esquecemos de algo muito importante:

Não estávamos escrevendo um manual técnico. Estávamos construindo uma comunidade.

Demorou um tempo, mas nós finalmente percebemos o que muitos de vocês já sabiam. É muito difícil fazer parte de uma comunidade que, literalmente, não fala sua língua.

Hoje o dia é dos programadores de língua portuguesa!

Agora vocês tem um lugar só seu, para construir do seu jeito. A melhor parte de participar de um site novo é que há um mundo de possibilidades pela frente:

Se você é jovem ainda, amanhã velho será... Então aproveite!

As perguntas básicas - aquelas que um dia atormentaram todo programador - ainda não foram feitas. Você pode escrever a pergunta ou resposta definitiva, que vai ajudar dezenas de milhares de programadores no futuro. (Ah, e não se preocupe se a sua pergunta já está no site em inglês. Vocês vão construir um site justamente para que os desenvolvedores que falam português não precisem mais recorrer ao inglês para aprender coisas novas!)

Você pode ser o que quiser quando crescer.

Apesar do site ser dedicado à problemas de programação, você pode decidir que sua comunidade realmente precisa, assim como aconteceu com o Stack Overflow. Durante o começo do site, sejam mais liberais quanto a perguntas de recomendação de ferramentas ou bibliotecas, perguntas relevantes à administração de sistemas ou outras áreas de TI.

Por enquanto, se tem a ver com programação, pergunte à vontade.

Por que começar com português?

[Nota do tradutor: Porque português é a melhor língua, o Brasil é o melhor país e o Jay não consegue ler o que a gente escreve ;)]

Queríamos começar com uma comunidade que atendesse a dois requisitos:

  • Um grande número de desenvolvedores talentosos, em que

  • Grande parte deles se sentisse muito mais confortável em falar sua própria língua do que o inglês

2014-01-28_11-08-04

Então a escolha foi muito simples. O Brasil conta com uma das maiores e mais fortes comunidades de programação do mundo, e isso sem contar Portugal, Moçambique, Angola e outros países menores que acrescentam ainda mais desenvolvedores talentos a esse grupo.

Esse site é de todos vocês. Vamos construí-lo juntos!

Crie sua conta. Ou faça o tour (e ganhe sua primeira medalha!)